GERAL - Como configurar e fazer backup do banco de dados pelo sistema Landsoft
Quando o cliente opta por manter o banco de dados de forma LOCAL, ou seja, em seu computador ou servidor próprio, é necessário estar sempre atento a ter um backup atualizado em outros “locais”, por exemplo em pen drive ou HD externo, e ainda em um serviço de armazenamento de dados tal qual Google Drive ou Dropbox.
Existe um ditado na área de TI que diz: “Se você tem um backup, você tem nenhum backup, se você tem dois backups você tem um backup.” Isso no sentido da importância de sempre manter no mínimo dois backups atualizados, em lugares diferentes.
Com isso em mente vamos ver como realizar o backup de forma simples pelo sistema Landsoft.
Clique no Modulo Geral > Configurações > Configurações > Aba ‘Avançado’
Selecione em ‘Diretório Backup’ a pasta que deseja salvar o backup
Preencha o ‘Nome do Backup’
Clique em ‘Salvar’ para efetivar as alterações
Agora para gerar o arquivo basta ir em Geral > Diversos > Backup Banco de Dados.
Seu arquivo de backup será criado na pasta selecionada no passo anterior.
Obs: O backup só será gerado caso seu banco de dados for Local, caso esteja em nosso servidor fique tranquilo, pois o mesmo é feito diariamente e salvo em repositórios seguros.